Banda Filarmónica de Salzedas










O historial desta banda remonta aos primórdios do século XIX, quando um pequeno quinteto de instrumentos de sopro foi formado para acompanhar o coro de frades beneditinos, que no Convento de Santa Maria de Salzedas, participava nas celebrações religiosas.
No dia 2 de Abril de 1839, é oficializada a constituição da Sociedade Filarmónica de Salzedas, composta por 20 músicos.
Desde então, a atividade desta banda nunca mais parou, estando normalmente presente em receções a membros do Governo aquando das suas deslocações à vila de Salzedas.
José Carlos Ferreira de 87 anos e que durante várias décadas tocou clarinete nesta Associação, lembra-se de vários regentes que passa a enumerar:
Manuel Sousa, Cerdeira, Sá Pinto, Sousa, Bastos, António Ferreira (sendo substituído na sua ausência pelo diretor Abílio Rosa ), Juvandes e, por último Agostinho Alves que também tem a seu cargo a escola de música, que, desde 1982, já formou 53 músicos.
António Carlos Ferreira regeu esta banda durante cerca de 60 anos. Aliás, os longos anos de permanência dos músicos na "sua banda" são um facto a realçar. Muitos têm sido os elementos que entrando ainda "miúdos", só de lá vieram a sair passados mais de 50 anos.
Ao longo da sua existência esta filarmónica remodelou por 12 vezes o seu fardamento e, nos inícios dos anos 30 mudou também todo o seu instrumental, para o qual contribuiu o Sr. Manuel Pinto Lucena, um benemérito que após muitos anos no Brasil, se distinguiu na ajuda que prestou aos mais pobres e na feitura da escola e sua cantina.
Num passado mais recente registe-se a passagem da banda de Salzedas pelo Teatro Maria Matos em Lisboa e as idas a Alcobaça nos intercâmbios culturais que o Município de Tarouca aí realizou, bem como as suas participações nos encontros distritais de bandas de música.
Um dos pontos altos na sua história aconteceu nas comemorações do seu 165º aniversário, onde, para além da presença de todas as bandas do concelho e da Sociedade Filarmónica Maiorguense -Alcobaça, apresentou a sua recém formada orquestra juvenil. Um quinteto de jovens músicos de Salzedas participou em 1999 numa acção de sensibilização musical em que estiveram presentes alunos de todas as escolas da freguesia.
Atualmente a Sociedade Filarmónica é composta por 40 músicos todos naturais ou residentes em Salzedas.
A sua sede e sala de ensaios situa-se, praticamente desde o início da sua fundação, num espaço anexo à igreja conventual, no lugar onde outrora se situava a "botica" (farmácia) do mosteiro. No seu interior existe um espaço onde cuidadosa e carinhosamente guardam muitos instrumentos antigos, alguns dos quais centenários.

Comentários